Dona Zuleica Sampaio tem 75 anos e foi arranhada por uma gata de rua que abrigou no dia 12 de abril. Precisou lutar com agentes de saúde para obter tratamento. Ela também não tem mais notícias da gata.
A esporotricose é uma doença causada por fungos, uma espécie de micose agressiva que atinge animais e seres humanos. O sintoma mais comum em humanos e gatos é o surgimento de feridas na pele. Essas lesões se aprofundam com o passar dos dias se o indivíduo não for tratado com fungicidas, o mais comum é o itraconazol.
Seres humanos e animais, se não receberem suporte médico adequado, podem ter suas saúdes comprometidas, uma vez que a doença pode evoluir para um quadro grave de insuficiência respiratória, com o fungo atingindo os pulmões.
Faunauê: Como a Sra. foi contaminada?
Dona Zuleica: No dia 12 de abril, à noite, tinha uma gatinha debaixo do carro em frente minha casa. Peguei pra não ser atropelada e levei pra dentro de casa pra alimentar. Deixei separada, pois tenho uma gata idosa. A gata tinha uma ferida no nariz e muita secreção. Quando fui limpar os olhos dela, ela me arranhou. No outro dia já começou sair manchas pelos meus braços e muita coceira.
Faunauê: A Sra. procurou ajuda médica?
Dona Zuleica: Fui no pronto socorro e a médica não fez exame nenhum, só pelo que falei me diagnosticou com a doença (esporotricose) e me deu um tratamento. E o pior que nem os remédios o SUS fornece. Falaram pra comprar os remédios.
Faunauê: Não coletaram material da lesão ocasionada pelo arranhão da gata para exames?
Dona Zuleica: Depois de muita briga consegui passar por um dermatologista, isso muitos dias depois, só agora, dia 27 de maio, mais de um mês depois do arranhão, coletaram tecido para uma biopsia. O resultado tem previsão para o dia 30 de junho. Um descaso.
Estou muito chateada com este problema, pois tem dificultado meus dias. Não sei se você olhou meu Instagram, mesmo com 75 anos sou uma pessoa ativa. Ontem ia começar minha hidroginástica, mas não posso entrar na piscina por causa das lesões. Não vejo a hora de tudo isso acabar.
Faunauê: Onde está a gata agora?
Dona Zuleica: Liguei pra prefeitura pra pegarem a gata, mandaram ligar na Vigilância, que mandaram pra ligar na Zoonoses, que mandou ligar no Bem-estar Animal, que não quis ficar com a gata.
Depois de nove horas discutindo, eu comecei a passar mal por causa dos meus problemas de saúde. Mas não sei o que fizeram com ela, pois ninguém sabe me informar.
Faunauê: Quem exatamente ficou com a gata?
Dona Zuleica: O Alexandre Capriotti, do Bem-estar Animal.
Eduardo Pedroso para Faunauê.